domingo, 14 de junho de 2009

OBEDIÊNCIA A CRISTO

(Obedecer é melhor do que sacrificar, não preciso de seu dinheiro, quero sua vida! Ouço você dizer que eu estou voltando em breve, mas você age como se eu nunca voltarei…).

A obediência é o primeiro passo em direção a seguir a Cristo. Talvez por isso seja o mais difícil de dar. Não gostamos de obedecer, queremos mandar, queremos impressionar, queremos nos sentir no controle. Obedecer significa nos sujeitar, significa deixar a vontade de Cristo prevalecer sobre a nossa. Seguir Jesus significa seguir aquele que se humilhou e foi obediente até a morte (Filipenses 2.8). De fato, o texto da carta aos Hebreus diz que, como Filho, Ele aprendeu a obediência (Hebreus 5.8). Ou seja, é preciso se humilhar para obedecer e a obediência é uma característica de quem se reconhece como filho.
Para mim, o grande teste da humildade que se manifesta por meio da obediência é quando, no processo de obedecer a Cristo, tenho que me submeter as outras pessoas (principalmente àquelas que sou tentando a considerar como inferiores a mim). Tenho percebido que, a menos que eu aprenda a considerar os outros superiores a mim mesmo, não terei condições de ter a atitude de Cristo descrita em Filipenses 2. Se Cristo aparecesse diante de mim encarnado ou (melhor ainda) transfigurado, seria muito mais fácil obedecê-lo. O difícil é enxergar Cristo no meu próximo e obedecer a Cristo no relacionamento com meu próximo. Eu posso dizer: “Eu não tenho problemas em obedecer a Cristo! Meu problema é obedecer aos homens.” Mas então encontro muitas exortações no Novo Testamento me apontando que minha obediência a Cristo - ao espírito de Cristo - muitas vezes é provada por minha obediência a pessoas com as quais me relaciono. Realmente, obedecer não é nada fácil; é bem mais fácil ofertar.
Acontece que só nos tornamos seguidores de Cristo se estivermos dispostos a obedecê-Lo. E só continuamos na trilha do discipulado se permanecermos obedecendo-O. A Grande Comissão diz: “Façam discípulos, ensinando-os a obedecer todas as coisas que eu lhes ordei…” Belas palavras, boas intenções, sonhos de revolucionar o mundo e salvar vidas não significam nada se não forem acompanhados da obediência ao que Cristo nos mandou. “Quem me ama”, disse Ele, “obedece os meus mandamentos.

Rev.Sandro Baggio

Nenhum comentário:

Postar um comentário