segunda-feira, 19 de setembro de 2011

COMEÇAR DE NOVO ?

Você já se pegou alguma vez pensando em como seria se pudesse começar de novo?
Se pudesse iniciar a vida novamente, como seria?
Como trataria seus filhos, sua esposa ou seu esposo, seus pais?
Quem sabe seria mais grato pelo emprego que hoje não tem mais, ou valorizaria relacionamentos que se apagaram pelo descuido!
A idéia de um novo começo é fascinante! A possibilidade de anular as garras da culpa e frustrações causadas por erros e enganos soa como a melodia da chuva beijando o chão do sertão!
No capítulo 3 do evangelho de João, Jesus anuncia a possibilidade de “nascer de novo”, de um novo começo, e com o novo começo o poder para ser e fazer diferente.
Nada é mais frustrante do que lutar por ser melhor e não conseguir.
João narra um episódio onde Jesus recebeu a visita de uma pessoa importante de sua época, alguém que conheceu muito a religião mas não viu Deus!
O texto diz que este senhor, chamado Nicodemos, que era um fariseu importante (grupo de Judeus que se dedicava a Lei de Deus e suas tradições), de noite foi procurar Jesus intrigado pelos sinais divinos que realizava. Nicodemos percebeu claramente que Deus estava com Jesus: “...ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.”(3:2) Certamente este homem buscava a Deus honestamente, mas nunca O havia conhecido pessoalmente!
Com medo da repreensão por parte dos demais religiosos de sua época, ele procurou Jesus na discrição da noite, na esperança de entender como este homem conhecia a Deus! Eu acredito que ele não estava preparado para ouvir o que aquele homem divino lhe disse: “...se não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” 3:3, um conceito c ompletamente absurdo, “Como pode um homem nascer, sendo velho?” 3:4
Nicodemos aprendeu que pela prática da religião, sendo um homem bom, autoridade no meio de seu povo, seria reconhecido e premiado por Deus. Mas não era isso que sua alma sentia! Atraído pela pessoa de Cristo, ele foi a procura de respostas. Conhecendo seu coração, Jesus foi direto ao ponto:
A) Tem que nascer de novo! Da água e do Espírito! (3:5). João Batista precedeu Jesus batizando com água os que se arrependiam de suas vidas indiferentes a Deus.
Seguindo esta linha, Jesus estava dizendo a Nicodemos que sua justiça própria não era suficiente para cobrir seus pecados, que deveria reconhecer e se arrepender de seus pecados(o novo nascimento em Deus parte do arrependimento, profunda dor por suas faltas e desejo de abandoná-las). Também deveria experimentar a presença do Espírito, onde o controle de sua vida seria transferido ao Espírito Santo de Deus, aquEle que conduz a vida dos que crêem em Jesus e são salvos por Sua graça. “...assim importa que o Filho do homem seja levantado(a cruz), para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.” 3:14,15
B) As bases desta nova vida: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 3:16
Certamente Nicodemos não contava com tamanha manifestação de graça! Jesus lançou diante dele um conceito totalmente novo e fascinante, onde os méritos de alguém perfeito seriam conferidos ao imperfeito, recebendo este o privilégio de receber vida para sempre!
Esta revelação certamente transformou sua história!
Em duas ocasiões, nos capítulos seguintes, ele a parece publicamente se associando a Jesus: (7:50,51 e 19:39).
Diante de nossa incapacidade de sermos moralmente perfeitos, de nossas frustrações e erros, Jesus oferece a possibilidade de um novo começo, desta vez potencializado por Seu poder e favor!
Esta nova vida se dá em sujeição ao amor de Deus, que nos amou oferecendo Seu único Filho para se fazer pecado em nosso lugar, morrer a morte que deveria ser nossa, e nos dar a justiça que deveria ser apenas dEle. Isso porque Ele não quer que você pereça! Ele quer que você experimente vida de verdade, e que esta vida seja eterna...para sempre!
C) A manifestação de Jesus não é para te julgar, mas sim para te salvar! “Porquanto Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” 3:17
Salvo de que?
Salvo de sua incapacidade de ser e operar como imagem e semelhança de Deus!
Salvo da culpa e condenação, da separação de Deus causada por nossa decadência moral! “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” Rm 5:1
Hoje Jesus continua oferecendo a oportunidade a pecadores frustrados e cansados de iniciar uma nova vida, Ele ainda hoje te oferece, graciosamente, a oportunidade de “nascer de novo”.
Esta nova vida será diferente, pois será construída no poder de Deus, te capacitando a ser uma nova pessoa.
Arrependa-se de seus pecados, e convide Jesus para entrar em sua vida e te dar um novo começo.
Pr. Sérgio Horta


Nenhum comentário:

Postar um comentário