domingo, 11 de setembro de 2011

FAMÍLIA


Gn.3.16 – Mulher darás à luz filhos e o teu desejo será para o teu marido e ele te dominará (governará).

Neste versículo, contemplamos a família nuclear, ou seja, a família composta de Pai, Mãe e Filho.

O Pai – Governador

A Mãe – Vice-Governadora

O Filho – Governado

O PAI GOVERNADOR

• As atribuições de um Governador, dentre tantas, é de estabelecer junto ao seu governo, cargos de confiança que possam dividir responsabilidades, a fim de obter um governo bem sucedido, e para isto, escolhe com quem vai se casar .

• Este é o primeiro passo de escolha da composição do seu governo.

• Um governo tem que ter planos para governar e discutir este plano com seus auxiliares, isto é imprescindível;

• Um governo tem que ser flexível a mudanças de estratégias de seu governo quando necessário;

• Um governo antes de tomar as decisões, precisa consultar as opiniões de seus auxiliares, nunca deve ser arbitrário, tomando decisões unilaterais;

• Os auxiliares do Governo podem fazer planos e devem faze-los, sempre devendo ser analisados pelo Governo que tem a função de Aprovar ou Vetar (não aprovar);

• O Governo tem que saber administrar as crises; financeiras, ou de qualquer outra natureza (emocional, relacionamento com os filhos e ou com a esposa) que venham surgir durante o seu governo;

• O Governo deverá conforme dispositivo legal fornecer subsídios aos seus comandados, dando-lhes acesso à Saúde, Habitação, Alimentação, Educação e Segurança, zelando sempre pela ordem;

• Preparar seus (filhos) sucessores, para que sejam bons governantes no futuro;

• O Governo deverá prestar contas diante de Seu (Deus) superior, cumprindo com suas obrigações, tendo um governo transparente, assim como um Chefe de Estado, presta contas ao Presidente da República;

• I Pedro 3.7 “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.”

A MÃE VICE-GOVERNADORA

• A Vice-Governadora deve estar sempre pronta para assumir o Governo e suas responsabilidades;

• Quando estiver como Governadora interina, não deverá deliberadamente tomar qualquer decisão que confronte com os planos de Governo, traçados no início de comum acordo;

• A Governadora interina deverá em tudo respeitar seu superior e prestar constas quando o mesmo retornar;

RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS

Gn.22.02 – Abraão toma agora teu filho Isaque, A QUEM AMAS (Dever dos Pais)

V.6 – Caminhando JUNTOS (Companheirismo, momento juntos, indo na mesma direção)

v.7 – Isaque chamou seu pai Abraão que atendeu de imediato (Não disse espera acabar o jogo, a novela, o jornal, ou deixa-me caçar primeiro, resolver meus problemas) e lhe fez uma pergunta (isto demonstra que Isaque confiava em seu pai e sabia que ele teria a melhor resposta)

v.8 – Abraão disse a verdade para seu filho e continuaram caminhando (não o repreendeu tentando se esquivar das respostas como fazemos muitas das vezes, dizendo: deixa disso menino, que bobagem é esta menino, etc)

v.9 – Abraão foi provado até o final (Imagina você ter que dar o único filho e que você o ama, lembre-se dos desesperos de um pai ou uma mãe ao se perder de seus filhos num super mercado, num parque de diversão, ou outro lugar público de grande movimento)

v.10 – Abraão estava extremamente angustiado, mais obedeceu a Deus. (Repreender nossos filhos pode ser dolorido para nós, mas devemos obedecer a Deus, quando em Pv.3.12; 13.24; 19.18; 22.15; 29.17 descreve que o pai que ama seu filho o repreende, e isto deve ser feito enquanto se há esperança na correção do filho, não excedendo na correção)

v.12 Livramento para o Pai e para o Filho que trouxe grande alegria pela provisão divina

Gn.24.4 – Demonstra que Abraão também se preocupou com quem seu filho haveria de namorar, noivar e casar e que tudo deveria ser feito sob a direção do Senhor (v.7) a fim de não se colocarem em jugo desigual (II Cor.6.14-18) e Deus diz que não deveria ser uma pessoa alheia a sua fé (v.37) e para isto Deus daria revelação e sinais para que soubesse que era a escolhida.(v.44)

Lembremo-nos da história de Sansão e Dalila , quando ele não ouviu seus pais e se deu mal. Talvez Sansão pensasse como muitos jovens pensam. Meus pais são caretas, não sabem o que estão falando.

Gen.24.36 Abraão deu para seu filho todos os seus bens

Muitos filhos estão interessados nos pais só por causa do que ele pode lhe proporcionar. Carro, faculdade, baladas nos finais de semanas, mesada, conforto. Quando acaba o dinheiro, acaba também o respeito, o amor do filho pelo pai e o pai se questiona, onde foi que eu errei? Eu digo, que muitos filhos hoje estão nos presídios, febem, casa de recuperação, lar abrigo, tudo por que os Pais não tiveram tempo para os filhos, para caminhar junto como fez Abraão, não deu atenção e muito menos respostas para os questionamentos dos filhos e preocuparam-se só em dar conforto e dinheiro, mas nunca teve tempo para dar um abraço no seu filho e dizer para ele, eu te amo filho (a).

LEMBREMO-NOS DO FILHO PRÓDIGO (Lc.15.1-32)

Um dos deveres dos Pais é de INSTRUIR E ENSINAR os filhos, conforme lemos em Pv. 22.6 que adverte os pais a Instruir o filho no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele e aos filhos compete ouvir a instrução dos pais, conforme está escrito em Pv.4.1 e se não ouvir, deverá o pai corrigi-lo com a vara que afugentará dele o desejo pelo pecado.

AO FILHO CONVÉM, SEGUIR A INSTRUÇÃO DOS PAIS E OBEDECE-LOS, HONRÁ-LOS.

Ex.20.12 – “Honra teu pai e a tua mãe ...” Honrar é: ouvir e não escarnecer, ser sensato, ser idôneo, obediente, amável, carinhoso, respeitador e sábio.

Pv.13.1 – “O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não escuta a repreensão.”

Pv.15.20 – “O filho insensato (segundo Aurélio: falto de senso, demente, louco) é a tristeza de sua mãe.”

Pv.19.3 – “O filho insensato é calamidade do pai...”

Pv.19.26 – “O que aflige a seu pai e faz fugir a sua mãe, é filho que envergonha e desonra.”

Pv.30.17 – “Os olhos que zombam do pai ou desprezam à mãe, serão arrancados,...”

Pv.10.1 – O filho sábio alegra seu pai.

DEUS CONVERTERÁ O CORAÇÃO DOS PAIS AOS FILHOS E DOS FILHOS AOS SEUS PAIS

Pv.17.6 – “Coroa dos velhos são os netos e a glória dos filhos são seus pais.”

Malaquias 4.6 – “E ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais , para que eu não venha e fira a terra com maldição.”

Ef.6. 1 – “Vós, filhos , sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.v. 4 - E vós, pais , não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.”

Col.3.20 – “Vós, filhos , obedecei em TUDO a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. V.21 Vós, pais , não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário